Post

Criar Azure Custom Roles (RBAC) para dar somente o acesso necessário

Criar Azure Custom Roles (RBAC) para dar somente o acesso necessário

Olá pessoal! Blz?

Nesse artigo gostaria de mostrar algo que aprendemos logo no começo de nosso aprendizado em Microsoft Azure, principalmente estudando para o exame AZ-104, mas que raramente fazemos o uso disso quando DEVERIAMOS que são as Azure Custom roles ou em portugês, Funções personalizadas do Azure. Eu já trabalhei em muitos projetos, de diversas empresas, isso me trouxe além de aprendizado em ver como outros Cloud Engineers trabalham, me mostrou também a falta de uso de algumas práticas que devemos realmente considerar para a segurança de nosso ambiente.

Vi que algumas empresas simplificam o acesso como um simples “Contributor”, não por preguiça, mas talvez pelo desconhecimento que podemos criar acessos de forma personalizada!

O que quero dizer com o texto acima é que devemos adotar o conceito Zero Trust (Confiança Zero), ou seja, dar somente a permissão necessária para a pessoa realizar o trabalho dela. Não vou entrar em detalhes sobre a Azure RBAC que são as permissões do Microsoft Azure, e sim, a personalização com um conjunto de permissões. Para mais detalhes sobre o Azure RBAC você pode consultar nesse link.

O que são as Azure Custom Roles

Se as funções internas do Azure RBAC não atenderem às necessidades específicas de sua organização ou são permissivas demais para o que você está precisando, você poderá criar Custom Roles do Azure próprias. Assim como as funções internas, você pode atribuir Custom Roles a usuários, grupos e entidades de serviço em escopos de grupo de gerenciamento, assinatura e grupo de recursos. As Custom Roles são armazenadas em um diretório do Microsoft Entra ID e podem ser compartilhadas entre assinaturas. Cada diretório pode ter até 5 mil Custom Roles. As Custom Roles podem ser criadas usando o portal do Azure, o Azure PowerShell, a CLI do Azure ou a API REST. Aqui vamos descrever como criar Custom Roles usando o portal do Azure.

Criando uma Azure Custom Roles

Para criar Custom roles você precisará de permissões como Proprietário ou Administrador de acesso do usuário.

Para adicionarmos uma Azure Custom role, clique no menu Controle de acesso (IAM), depois em + Add e escolha a opção Add custom role:

Custom RBAC

Na primeira aba “Basics”“ temos como campos obrigatórios o nome da Custom Role e qual será a “Baseline”, que pode ser:

  • Clone a role: Como na imagem abaixo você pode clonar uma role e personalizar acrescentando e/ou removendo as permissões.
  • Start from scratch: Aqui você iria começar a criar uma Custom role do zero.
  • Start from JSON: Nessa opção você pode fazer o upload de um arquivo JSON já existente.

Custom RBAC

Na aba “Permissions” de acordo com a baseline que você escolheu na aba anterior, você terá a listagem das permissões ou se escolheu a baseline Start from scratch aqui você pode incluir as permissões que deseja:

Custom RBAC

A seguir temos que escolher onde será aplicada a permissão, o escopo pode ser: grupos de gerenciamento, assinatura ou grupo de recursos*, no exemplo abaixo foi aplicado o escopo da assinatura:

Custom RBAC

Na aba “JSON” você revisar como ficaria a Custom role no formato JSON e já pode clicar no botão para Revisar e criar que a Custom Role será criada.

Custom RBAC

Como eu gosto de criar as minhas Custom Roles

Bem pessoal, no começo eu lutava um pouco contra criar uma Custom role a partir de um JSON, mas com o passar do tempo você acaba acostumando e percebe que é mais fácil.

Como no Microsoft Azure temos muitas permissões, temos que saber de onde iniciar para termos somente as permissões que precisamos, vou dar um exemplo que é muito utilizado em empresas que tem um NOC e/ou um time de monitoramento, onde pode ser necessário Iniciar, Reiniciar e/ou Parar uma máquina virtual, ou seja, somente isso, o usuário não pode excluir, não pode remover um disco, não pode adicionar ou modificar um disco, ele irá pode fazer somente o que a atividade dele necessita que é gerenciar o estado da máquina virtual.

Como vocês podem ver na imagem acima, temos a saída JSON quando estamos criando um Custom Role a partir de uma outra clonada como foi feito no exemplo acima, as permissões são um exemplo como esse:

1
2
3
4
                    "Microsoft.Compute/virtualMachine/*",
                    "Microsoft.Compute/disks/write",
                    "Microsoft.Compute/disks/read",
                    "Microsoft.Compute/disks/delete",

Então você irá me perguntar como pegar as permissões, para isso eu uso um comando powershell:

1
Get-AzRoleDefinition -Name Virtual Machine Contributor | ConvertTo-Json | Out-File C:\CustomRoles\NewRole.json

Só que a permissão Virtual Machine Contributor é muito permissiva para o que propomos acima para os usuário do NOC executarem as atividades deles, então eu edito esse arquivo JSON deixando somente as permissões que desejo e atribuio o escopo para toda a assinatura:

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
{
    "properties": {
        "roleName": "Operador de máquinas virtuais",
        "description": "Pode ler, iniciar, reiniciar e parar máquinas virtuais",
        "assignableScopes": [
            "/subscriptions/8d7c6fb5-f932-4e13-ba06-fdf554f7527a"
        ],
        "permissions": [
           {
                "actions": [
                    "Microsoft.Compute/*/read",
                    "Microsoft.Compute/virtualMachines/start/action",
                    "Microsoft.Compute/virtualMachines/restart/action",
                    "Microsoft.Compute/virtualMachines/deallocate/action"
                ],
                "notActions": [],
                "dataActions": [],
                "notDataActions": []
            }
        ]
    }
}

Com o arquivo JSON ajustado para o que você precisa, podemos criar a Custom Role escolhendo a baseline Start from JSON:

Custom RBAC

Atribuindo uma Custom Role

Depois de criada a custom rule podemos associa-la que irá receber a permissão, para atribuir a permissão é exatamente igual ao atribuir outra permissão:

Custom RBAC


Para facilitar podemos digitar parte do nome que demos a Custom Role no campo de pesquisa:

Custom RBAC


Após selecionar a permissão devemos atribuir a permissão, no exemplo abaixo escolhi atribuir a um usuário:

Custom RBAC

Concluindo!

Espero que com esse artigo vocês comecem a pensar em restringir o acesso ao ambiente Microsoft Azure de vocês e/ou trabalham para que tenham um ambiente mais seguro ou mais controlado digamos assim. Como mencionei acima devemos dar somente as permissões que as pessoas realmente precisam ter. E personalizando essas permissões é uma boa e recomendada prática pela Microsoft.

Bom pessoal, espero que tenha gostado e que esse artigo seja util a vocês!

Artigos relacionados

Tutorial: Criar uma função personalizada do Azure usando o Azure PowerShell

Azure custom roles

Compartilhe o artigo com seus amigos clicando nos icones abaixo!!!


Este post está licenciado sob CC BY 4.0 e pelo autor.