Azure SQL Database Gratuito em produção????
Olá pessoal! Blz?
Recentemente a Microsoft passou para GA (General Available) o Azure SQL Database gratuito, estava em preview desde ano passado, e até ai eu achava até normal ainda na versão preview, porque no meu entendimento isso seria uma boa oportunidade para testar o produto de forma gratuita, ou até mesmo empresas usarem esse recurso em ambientes de desenvolvimentos/testes.
Mas ai eu recebi algumas perguntas no sentido: “Agora que o recurso está em GA eu posso usá-lo em produção??”, claro que minha resposta foi “NÃO”. Mas antes de explicar o porque dessa resposta e onde/quando podemos usar essa recurso vamos entende-lo melhor.
O que é o Azure SQL Database gratuito?
O Azure SQL Database é um serviço (PaaS) poderoso para banco de dados e agora possui uma versão gratuita, cada assinatura do Azure permite que você crie até 10 bancos de dados, para cada banco de dados, você recebe uma concessão mensal de 100.000 segundos de computação, 32 GB de armazenamento de dados e 32 GB de armazenamento de backup gratuitamente e o valor gratuito é renovado para cada banco de dados no início do próximo mês.
Mas como citado acima é gratuito mas tem um limite, ou seja, o que acontece quando atingir esse limite??? Quando você cria o recurso temos 2 (duas) opções de configuração para quando atingirmos o limite mensal da atividade de vCore ou armazenamento:
Cada banco de dados poderá ser pausado automaticamente até o início do próximo mês.
Manter o banco de dados disponível, com uso de vCore e quantidade de armazenamento acima dos limites gratuitos cobrados no método de cobrança da assinatura.
Como criar o recurso Azure SQL Database gratuito
Para criar o recurso na forma gratuita não é muito diferente de como criar naturalmente, só temos que nos atentar a clicar no botão para requisitar a oferta conforme imagem abaixo:
Com isso a oferta é ativada e só temos que escolher o que acontecerá quando o recurso atingir o limite de utilização, como explicamos acima temos 2 (duas) opções:
Pausa automática
Continuar usando com custos adicionais
Os demais passos são os mesmo que você tem na versão paga, mas vale se atentar se no “Review” de criação do recurso se temos o custo “0.00” para o recurso que será criado:
Usar ou não em produção?
O argumento que me fizeram para a pergunta sobre usar ou não esse recurso na camada gratuita para ambientes de produção foi: “Então mesmo que atinja o limite pode deixar o banco de dados funcional e começar a pagar a partir dali”.
Eu não posso negar que para um banco de dados para um serviço pequeno é muito útil, mas mesmo um serviço pequeno ao usar o Azure SQL Database na versão gratuita temos algumas limitações muito importantes de serem consideradas:
NÃO TEM UM SLA (contrato de nível de serviço) então se o serviço ficar indisponível não adianta cobrar a Microsoft.
Elastic Jobs e DNS Alias não estão disponíveis.
A oferta gratuita do Azure SQL Database não pode fazer parte de um pool elástico ou de um grupo de failover.
Só pelo fato de não ter o SLA não é possível que ainda desejam usar em propdução 😁😁😁😁.
Então na minha opinião a resposta para a pergunta desse artigo é “Não, eu não recomendo o uso em ambiente de produção, é um excelente recurso para se usar em ambiente de desenvolvimento e testes”.
Concluindo!
Eu quis trazer algumas perguntas que recebo no dia a dia e essa eu achei bem interessante escrever sobre, o Azure SQL Database é um excelente e maduro recurso do Microsoft Azure e ajudará muito na versão gratuita para testarmos o recurso, usar em estudos e laboratórios sem o medo do custo que um banco de dados pode trazer, no mais é nesse tipo de ambiente que podemos explorar esse recurso.
Bom pessoal, eu tenho usado isso em alguns ambientes e acredito que possa ser bem útil a vocês!
Artigos relacionados
Perguntas frequentes sobre a oferta gratuita do Banco de Dados SQL do Azure
Compartilhe o artigo com seus amigos clicando nos icones abaixo!!!
Comments powered by Disqus.