Post

Backup do nosso Azure File Share migrado para o Azure

Backup do nosso Azure File Share migrado para o Azure

Olá pessoal! Blz?

Nos dois artigos anteriores onde migramos nosso file server on-premises para o Azure já estaria completo se não fosse a parte importante do processo que é o backup dos dados, que aposto que esse é um serviço que você tinha no on-premises.

Aqui vou demonstrar de forma rápida e simples como fazer o backup do Azure file share que estamos usando agora para o nosso file server 100% cloud, usaremos a ferramenta nativa do Microsoft Azure para realizar o backup.

Você pode usar outra ferramenta de backup que possa ser integrada com o Microsoft Azure.

Habilitando o backup no Azure File Share

O Azure usa um recurso para armazenar os backup chamado “Recovery services vault”, que nada mais é que um cofre de backup, ele faz backup de vários recursos no Azure incluindo o Azure file share. Para habilitarmos o backup em nosso nosso Azure file share primeiro devemos abri-lo seguindo os passos:

migrate-file-server-to-azure

Agora para habilitar propriamente o backup devem os no lado esquerdo selecionar a opção Backup e depois temos que definir alguns parâmetros:

migrate-file-server-to-azure

  • Recovery services vault: devemos selecionar um existente ou podemos criar um novo cofre informando o nome no campo “Vault name”.

O cofre deve estar na mesma região que o recurso que você está habilitando o backup

  • Resource group: caso esteja criando um cofre novo

  • Choose backup policy: você pode escolher uma política de backup existente ou criar uma personalizada para o recurso que você esteja habilitando o backup, vou demonstrar isso mais abaixo.

  • Storage account lock: Para proteger seus snapshots contra exclusão acidental da storage account.

Depois de configurado só clicar no botão “Enable backup” que o backup para o Azure file share estará habilitado.

Eu particulamente não gosto de selecionar para criar um novo cofre de backup, eu prefiro criar um antes e configurar a replicação como Locally redundant storage (LRS), pois deixando para criar o cofre durante o processo acima ele automaticamente seleciona como Geo-redundant storage (GRS), e com isso o custo é bem maior pois ele replica o seu backup para uma outra região, abaixo um cofre criado automaticamente pelo processo acima:

migrate-file-server-to-azure

Personalizando a política de backup

Para sairmos da política padrão podemos personalizar e deixar de forma que atenda ao que realmente precisamos, ou o que o negócio em que trabalhamos precisa. Por exemplo, eu prefiro deixar agendado o backup em um horário onde o acesso aos arquivos é menos frequente, geralmente mais para o final da noite, portanto, você pode alterar a frequência, o fuso horário (timezone) e o horário do backup.

No exemplo padrão do Azure ele traz uma retenção diária por 30 dias e não faz retenções semanais e mensais, é aqui que eu digo que você precisa alterar para atender as necessidades do seu negócio!

migrate-file-server-to-azure

Restaurando um backup

Se tivermos algum problema e precisarmos restaurar algum backup podemos fazer de duas formas: Restaurar o compartilhamento todo (Restore Share) ou Restaurar algum arquivo ou pasta individualmente(File Recovery).

migrate-file-server-to-azure

Para ambos os casos precisamos escolher um ponto de recuperação e o método que pode ser no local original, e caso escolha essa opção precisa definir o que será feito em caso de conflito, sobrescrever ou pular, ou em outro local:

migrate-file-server-to-azure

Se formos restaurar um arquivo ou pasta individualmente, temos que escolher os arquivos ou pastas a serem restauradas:

migrate-file-server-to-azure

Na imagem acima esta mostrando somente as pastas, caso precise restaurar algum arquivo é so clicar na pasta desejada e ir até o local do arquivo.

Concluindo!

Pode parecer simples mas o backup do Microsoft Azure é muito eficiente, e manter um backup de um file share é muito importante pois nunca se sabe o que pode acontecer, seja por um descuido do usuário ou de quem esteja administrando o ambiente.

Caso precise de uma ferramenta mais robusta é possível desde que seja compatível com o Azure.

Bom pessoal, espero que tenha gostado e que esse artigo seja útil a vocês!

Artigos relacionados

What is the Azure Backup service?

About Azure File share backup

Compartilhe o artigo com seus amigos clicando nos icones abaixo!!!

Este post está licenciado sob CC BY 4.0 e pelo autor.